Breve historial

A Instituição surgiu em 1986, fundada pelo então Pároco da freguesia da Sé, Padre Vergílio Mendes Ardérius, com Sede na Rua Soeiro Viegas, onde permaneceu aproximadamente cinco anos.

Em 1991 o Pároco da freguesia da Sé passou a ser o Sr. Padre Abel António Albino, tendo a sede mudado para a Rua da Paz.

Em 2006, o Pároco da Sé passou a ser o Sr. Padre António Manuel Moiteiro Ramos que manteve a nomeação até Setembro de 2012.

Atualmente a Instituição encontra-se presidida pelo Sr. Padre Carlos Alberto Correia Lages e está sediada na Rua D. Dinis nº 34.

O Apoio Domiciliário foi iniciado com 35 utentes, aumentando progressivamente até aos atuais 85.

Missão/Visão/Valores da Instituição

Missão

O Centro Paroquial da Sé é uma IPSS que visa apoiar a população da Guarda através de Apoio Domiciliário,(resposta social contratualizada com o ISS), Centro de Convívio e Habitação Social (Património dos Pobres),

Visão

Servir com amor e dignidade segundo um conceito unitário e global da pessoa humana e respeito pela sua dignidade, tendo o espirito de convivência e de solidariedade social como factor decisivo do trabalho comum, tendentes à valorização integral dos individuos, das famílias e demais agrupamentos e da comunidade paroquial.

Valores

Os nossos valores fundamentais são:

● Respeito pela dignidade humana,

● Solidariedade,

● Promoção do Bem Comum.

Politica da Qualidade

O Centro Social Paroquial da Sé declara o seu compromisso com os seguintes princípios:

  1. Satisfação das necessidades dos utentes e seus familiares;

  2. Melhorar a qualidade de vida dos utentes e famílias através de serviços adequados às suas necessidades;

  3. Fomentar a participação de todas as colaboradoras, promovendo a comunicação interna de forma a melhorar continuamente a eficácia dos processos e do Sistema de Gestão da Qualidade;

  4. Promover as relações com fornecedores e parceiros da comunidade no sentido de assegurar uma resposta adequada e atempada aos utentes do Centro;

  5. Reforçar as competências da equipa promovendo acções de sensibilização periódica e formação adequada ao desempenho pretendido;

  6. Cumprir os requisitos legais e normativos aplicáveis aos serviços prestados;

  7. Promover a sustentabilidade financeira do Centro Social Paroquial da Sé;

  8. Respeito pela vida e princípios da Igreja Católica.

Localização Geográfica do Centro Social Paroquial da Sé

A Sede do Centro Social Paroquial da Sé, na rua D. Dinis nº 34, suporta os serviços técnicos e administrativos do Serviço de Apoio Domiciliário.

A prestação de serviços é efetuada no domicílio de cada utente, dentro da área geográfica da cidade da Guarda e zonas limítrofes.

Breve Caraterização da Instituição

Trata-se de uma Instituição ampla e modernizada que compreende uma sala de espera, uma sala de atendimento, uma sala de reuniões, um gabinete de enfermagem, um salão polivalente, uma capela, duas casa de banho e um parque de estacionamento.

Tem boa acessibilidade para os utentes inclusive para os que têm maior dificuldade de deslocação.

Contactos:

Centro Social Paroquial da Sé

Rua D. Dinis, 32

6300-546 Guarda

Tel. 271212993 / 961467256

e-mail: [email protected]

facebook: centroparoquialdase.guarda