Academia da Fé

ACADEMIA DA FÉ

A Paróquia da Sé/S. Vicente programou uma acção que denominou ACADEMIA DA FÉ.

Vamos iniciar uma formação cristã prolongada que terá 3 cadeiras: Direito Canónico, Doutrina Social da Igreja e Sagrada Escritura.

I – DIREITO CANÓNICO

Às segundas-feiras de 15/15 dias (Centro de S. José) – 21.00H.

26 Fevereiro O Direito Canónico e os direitos e deveres dos fiéis na Igreja
12 Março A constituição hierárquica da Igreja
O Santo Padre; Sínodo dos Bispos; Cardeais; e, Cúria Romana
09 Abril A Diocese e o Bispo Diocesano e a Cúria
A figura do Bispo; Missão; Conferências Episcopais; Cúria Diocesana e organização; e, Conselhos – Presbiteral; Colégio de Consultores e Conselho Diocesano de Pastoral
23 Abril A Paróquia segundo o Concílio Vaticano II e o Código
07 Maio Sacramento da Reconciliação
21 Maio Teologia da família
04 Junho Situações irregulares de Matrimónio – Propostas pastorais

II – DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

Às segundas-feiras às 21.00H (Centro Paroquial)

12 Novembro As encíclicas sociais desde a “Rerum novarum” ao Papa Francisco; Princípios da Doutrina Social da Igreja
19 Novembro Matrimónio e família na Doutrina Social da Igreja
26 Novembro Os cristãos e a política; Direitos Humanos
03 Dezembro A Economia e o trabalho
10 Dezembro A “Laudate si” (Papa Francisco) e as preocupações ecológicas que exigem novos comportamentos

III – SAGRADA ESCRITURA

Temas de S. Paulo e S. Lucas o evangelista do ano C (a agendar)

As duas primeiras cadeiras – Direito Canónico e Doutrina Social da Igreja – foram lecionadas pelo Padre Carlos Lages. Inicialmente aconteceram no Centro de S. José mas depois passaram a decorrer na Casa Paroquial.

A terceira cadeira – Sagrada Escritura vai iniciar-se hoje (7 de Fevereiro de 2019), pelas 21horas, na Casa Paroquial e vai lecionada pelo Padre Alfredo Neves.

07 Fevereiro 1. UM ÚNICO EVANGELHO. Formas várias de o "RE+ESCREVER. 2. EVANGELHO / Evangelhos. 3. Questão SINÓPTICA.
21 Fevereiro S. Lucas - sua obra, seus esquemas temáticos, seu estilo, destinatários.
07 Março Abril
21 Março

Realizou-se no passado dia 07 de fevereiro o primeiro tema sobre o evangelista deste ano litúrgico S. Lucas.
Com início às vinte e uma horas o P. Alfredo Neves abordou na sua comunicação alguns pontos introdutórios que permitirão depois uma outra compreensão dos temas seguintes.
Assim, falou-se do único Evangelho Re+escrito de formas diversas, da relação entre Evangelho e evangelhos, matérias relacionadas com a questão sinótica e ainda da questão da transmissão oral do evangelho até se fixar por escrito.
Já mesmo na parte final abordou-se um pouco sobre o autor que iremos estudar.

As próximas sessões terão lugar no mesmo local e à mesma hora do dia 21 de Fevereiro /07 de março e 21 de março altura em que interromperemos para não se sobrepor sobre atividades arciprestais e diocesanas.
Na próxima sessão dia 21 de fevereiro, tratar-se-á de estudar um pouco sobre S. Lucas, sua obra, seus esquemas temáticos, seu estilo, destinatários. E provavelmente abordaremos um pequenino texto de Lucas.