Academia da Fé

ACADEMIA DA FÉ

A Paróquia da Sé/S. Vicente programou uma acção que denominou ACADEMIA DA FÉ.

Vamos iniciar uma formação cristã prolongada que terá 3 cadeiras: Direito Canónico, Doutrina Social da Igreja e Sagrada Escritura.

I – DIREITO CANÓNICO

Às segundas-feiras de 15 em /15 dias, às 21:00 horas, no Centro de S. José

26 Fevereiro O Direito Canónico e os direitos e deveres dos fiéis na Igreja.
12 Março A constituição hierárquica da Igreja:
O Santo Padre; Sínodo dos Bispos; Cardeais; e, Cúria Romana.
09 Abril A Diocese e o Bispo Diocesano e a Cúria:
A figura do Bispo; Missão; Conferências Episcopais; Cúria Diocesana e organização; e, Conselhos – Presbiteral; Colégio de Consultores e Conselho Diocesano de Pastoral.
23 Abril A Paróquia segundo o Concílio Vaticano II e o Código.
07 Maio Sacramento da Reconciliação.
21 Maio Teologia da família.
04 Junho Situações irregulares de Matrimónio – Propostas pastorais.

II – DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

Às segundas-feiras de 15 em 15 dias, às 21.00H, na Casa Paroquial

12 Novembro As encíclicas sociais desde a “Rerum novarum” ao Papa Francisco; Princípios da Doutrina Social da Igreja.
19 Novembro Matrimónio e família na Doutrina Social da Igreja.
26 Novembro Os cristãos e a política; Direitos Humanos.
03 Dezembro A Economia e o trabalho.
10 Dezembro A “Laudate si” (Papa Francisco) e as preocupações ecológicas que exigem novos comportamentos.

III – SAGRADA ESCRITURA

Temas de S. Paulo e S. Lucas o evangelista do ano C

07 Fevereiro 1. UM ÚNICO EVANGELHO. Formas várias de o "RE+ESCREVER.
2. EVANGELHO /
Evangelhos.
3. Questão SINÓPTICA.
21 Fevereiro S. Lucas - sua obra, seus esquemas temáticos, seu estilo, destinatários.
07 Março Infancia de Jesus, sua origem, finalidades específicas de Mateus e Lucas; e, Anunciação do Anjo Gabriel a Maria.
21 Março Oração de Jesus, sua Misericórdia, Perdão, Alegria e Espírito Santo.
Primeira abordagem ao livro dos Actos dos Apóstolos.
11 Abril Actos dos Apóstolos: o titulo do livro; as divisões possíveis; a finalidade do mesmo; a data do livro; as fontes e o material; género literário; linguagem e estilo; valor histórico; actualidade do mesmo; e, textos de exegese.

Realizou-se no dia 07 de fevereiro de 2019 o primeiro tema sobre o evangelista deste ano litúrgico - S. Lucas.
Com início às vinte e uma horas o P. Alfredo Neves abordou na sua comunicação alguns pontos introdutórios que permitirão depois uma outra compreensão dos temas seguintes.
Assim, falou-se do único Evangelho Re+escrito de formas diversas, da relação entre Evangelho e evangelhos, matérias relacionadas com a questão sinótica e ainda da questão da transmissão oral do evangelho até se fixar por escrito.
Já mesmo na parte final abordou-se um pouco sobre o autor que iremos estudar.

No dia 21 de fevereiro, pelas 21:00 horas, teve lugar, na casa paroquial, mais um tema da Academia da Fé sobre o evangelista S. Lucas, que nos acompanha neste ano litúrgico. Presentes cerca de trinta pessoas.
Durante aproximadamente uma hora analisaram-se vários textos bíblicos colocados agora em “sinopse”: tentações, batismo de Jesus, construir sobre a rocha, quem possa ser o maior do Reino. Falou-se das semelhanças, divergências e pontos próprios de cada um dos evangelistas.
Houve ainda tempo para se observar o Plano da Obra de Lucas e recordarmos quem foi este autor, o seu estilo literário e outros assuntos relacionados com ele.
Deste modo, ficou aberto o caminho para os próximos encontros. Neles serão tratados vários temas teológicos de S. Lucas e o modo como Lucas aborda a pessoa de Jesus Cristo.

Dia 07 de março teve lugar, na casa paroquial, mais um tema da Academia da Fé sobre o evangelista S. Lucas, que nos acompanha neste ano litúrgico. Presentes cerca de vinte e cinco pessoas.
Com início às 21.00 horas e durante aproximadamente uma hora falou-se sobre a temática da Infância de Jesus, sua origem, finalidades específicas de Mateus e de Lucas.
Depois debruçamo-nos sobre o texto da Anunciação do Anjo Gabriel a Maria e fez-se uma pequenina análise exegética do mesmo.
O tempo esgotou-se muito depressa mas procurámos enriquecer-nos de conteúdos teológicos inerentes a essa mesma exegese.

Dia 21 de março, pelas 21:00 horas, na casa paroquial, foi dada continuidade, na Academia da Fé, ao estudo sobre o evangelista S. Lucas, que nos acompanha neste ano litúrgico,
Presentes cerca de trinta pessoas. Durante aproximadamente uma hora falou-se sobre a temática da ORAÇÃO DE JESUS, sua MISERICÓRDIA, PERDÃO, ALEGRIA E ESPÍRITO SANTO.
Depois fez-se a primeira abordagem ao livro dos Actos dos Apóstolos.

Teve lugar, dia 11 de abril, na casa paroquial, mais um tema da Academia da Fé, sobre o evangelista S. Lucas que nos acompanha neste ano litúrgico.
Presentes cerca de trinta pessoas.
Com o início às 21.00 horas e aproximadamente durante uma hora falou-se sobre a temática: o Livro dos Actos dos Apóstolos.
O livro dos Actos não é uma narração de factos ou acções dos apóstolos, como se poderia imaginar, mas sim o testemunho da vida das primeiras comunidades e um verdadeiro testemunho de Jesus ressuscitado.
Abordaram-se: as divisões possíveis do Livro dos Actos; a finalidade do mesmo; a data do livro; as fontes e material; género literário; linguagem e estilo; valor histórico; actualidade do mesmo; e, ainda, textos de exegese.

Interromperemos a atividade da Academia para não se sobrepor com atividades arciprestais e diocesanas.
Em tempo oportuno será anunciada a data do recomeço.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

As duas primeiras cadeiras – Direito Canónico e Doutrina Social da Igreja – foram lecionadas pelo Padre Carlos Lages. Inicialmente aconteceram no Centro de S. José mas depois passaram a decorrer na Casa Paroquial.

A terceira cadeira – Sagrada Escritura iniciou-se no dia 7 de Fevereiro de 2019, pelas 21horas, na Casa Paroquial, e é lecionada pelo Padre Alfredo Neves.