Pastoral Sócio-Caritativa

Nos dias 26 e 27 Maio vai decorrer a Campanha de Primavera do Banco Alimentar, nas grandes superfícies da cidade Guarda e de todo o país. A paróquia da Sé e São Vicente assume, com colaboração de voluntários, a organização da mesma no Auchan do Centro Comercial La Vie. Os produtos aí recolhidos seguem para o Banco Alimentar da Cova da Beira que procede ao devido encaminhamento, do qual beneficiarão pessoas em situação de carência da nossa cidade e região. À semelhança do que vem sucedendo em anos anteriores, contamos com a generosa participação de todos.

Coríntios 13 - Hino à Caridade

Foi na semana iniciada com o IV Domingo Comum, em que a Igreja nos convida, através da 2ª leitura a meditar em Coríntios 13 - Hino à Caridade, que surgiu neste site a Rubrica Pastoral Socio-Caritativa.
São Paulo, com a sua hábil e requintada pena, destaca a primazia da Caridade e ensina o que realmente é “a uma comunidade em que os membros correm por conta própria, na vã tentativa de se posicionarem à frente uns dos outros”. “O Apóstolo aponta o AMOR (agápê) como caminho, testemunho e meta a atingir”.
O bem-avenrturado Isaac, abade da Estrela, no seu sermão 31, intitulado “A Premência da Caridade” diz que “a caridade deve ser o único critério para todo o nosso modo de proceder”
Viver segundo o mandamento novo que recebemos de Jesus Cristo “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 13, 34) passa também por sermos o coração que observa e que age em conformidade como exorta Bento XVI na sua primeira encíclica Deus Caritas est.
O Padre Américo recomenda que “cada freguesia cuide dos seus fregueses”. A pobreza, enquanto carência de bens materiais, e as novas de pobreza convocam-nos para o cuidado do próximo a nível individual, mas também como comunidade convenientemente organizada.

AnexoTamanho
Ficheiro banco_alimentar.docx262.27 KB