Carmelitas

Monjas Descalças Da Ordem Da Bem-Aventurada Virgem Maria Do Monte Carmelo
(Mais conhecidas por “Carmelitas Descalças”)
Pertencemos à Ordem dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, fundada por Santa Teresa de Jesus, doutora da Igreja. Os seus Mosteiros são pequenos e o número máximo de Irmãs devem chegar só a 21, para que se crie o ambiente de serenidade, de silêncio e de amizade profunda entre todos os seus membros. As nossas origens estão no MONTE CARMELO, no atual Israel.
A nossa vocação é uma RADICAL ORIENTAÇÃO PARA DEUS. Esta radicalidade constitui o nosso carisma vocacional, por isso estamos dispensadas do ministério ativo e externo.
Somos educadas para o silêncio, o deserto, a oração contínua e a comunhão fraterna. Sobre estes 4 pilares assenta a Liturgia sóbria, a Lectio divina, o trabalho manual – que nos educa para a presença de Deus num mundo que o quer ignorar - e a Pobreza da Ordem. É uma vida eremítica moderada, alimentada pela Sagrada Escritura, a Patrologia, Matrologia, Teologia e Cristologia, além da Mística própria de Santa Teresa e de S. João da Cruz.
Este Mosteiro, é uma Fundação do Carmelo Descalço de Santa Teresa de Coimbra. Fundação esta que foi pedida pelo Senhor D. António dos Santos, então Bispo da Diocese da Guarda.

As nossas redes sociais