Instituto Secular das Cooperadoras da Família

Natureza

O Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) é um Instituto de vida consagrada, de caráter secular, constituído por pessoas do sexo feminino que fazem a profissão de praticar, no mundo, os Conselhos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência, dedicando-se inteiramente ao Apostolado, quer direto, quer de presença, pelo testemunho da sua própria vida, vivida nas condições habituais de qualquer cristão leigo.

Fundação

Foi seu Fundador, o Venerável Servo de Deus, Pe. Joaquim Alves Brás, Sacerdote da Diocese da Guarda e zeloso apóstolo da Família que congrega um pequeno grupo de jovens trabalhadoras domésticas, com quem partilha as suas preocupações e projetos Apostólicos, reflete e reza as diversas situações de carência social e de decadência moral de tantas jovens, e apercebe-se da que a raiz de tantos males radica no facto de numerosas famílias se terem afastado da sua verdade originária, terem perdido a sua identidade conjugal e familiar e descurado a sua missão de promotoras e educadoras da vida. Impulsionado pelo Espírito Santo recebe destas jovens, a título particular, a sua entrega total e plena à causa do Evangelho, no Domingo de Pentecostes, a 4 de Junho, do ano Santo da Redenção de 1933.

Aprovação

Com a Bênção apostólica de D. José Alves Matoso, Bispo da Guarda, este primeiro núcleo de vida do ISCF foi-se alargando, redescobrindo e desenhando o seu perfil eclesial. Em 10 de Janeiro de 1955, dentro da oitava da Festa da Sagrada Família, foi canonicamente ereto, por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, Patriarca de Lisboa, em Obra Pia das Cooperadoras da Família. Após o Nihil Obstat da Sagrada Congregação dos Religiosos, o mesmo Patriarca de Lisboa, em 19 de Março de 1961 promulga o Decreto de ereção canónica do Instituto Secular das Cooperadoras da Família. A Congregação para a Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, com o benévolo consentimento de São João Paulo II (28/12/1999), por Decreto de 1 de Janeiro de 2000, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, elevou ao grau de Direito Pontifício o Instituto Secular das Cooperadoras da Família.

Carisma e missão

Sendo o Instituto Secular das Cooperadoras da Família um Instituto de vida consagrada constitui, primariamente, um caminho de santificação pessoal, numa constante tensão para Deus Uno e Trino; um Deus Comunhão e Amor; um Deus que é Família, e olhando a Sagrada Família de Nazaré como o reflexo mais perfeito da Família Trinitária, as Cooperadoras da Família reconhecem a vocação originária da família e assumem como missão específica cuidar da Família, procurando que esta se descubra, de novo em Jesus Cristo, como comunidade de vida e de amor.
Assim o ISCF permanecendo, embora, aberto a todas as necessidades da Igreja e do mundo, propõe aos seus membros um especial cuidado e empenhamento na promoção, dignificação e santificação da Família.

Espiritualidade

Como se deduz do próprio carisma, a sua espiritualidade inspira-se nos exemplos da Sagrada Família de Nazaré, seu Modelo, e traduz-se num estilo de vida simples, discreto, tecido de oração, trabalho, apostolado e zelo pela Glória de Deus e bem da Família.

Lema

“Mãos no trabalho, Coração em Deus” significa a unidade que as Cooperadoras devem estabelecer entre a fé e a vida, a contemplação e a ação, de modo a transformar todas as coisas sob a ação do Espírito Santo, para as consagrar e oferecer por Cristo ao Pai.

Ideal

O ideal das Cooperadoras da Família é, a exemplo de Jesus Cristo, passar por toda a parte a fazer o bem, segundo as necessidades daqueles que Deus colocar no seu caminho.

Membros

O ISCF congrega membros em sentido estrito que designa por Cooperadoras da Família, as quais podem viver nas condições habituais de qualquer leigo: a sós, no seio da própria família ou em grupos de vida fraterna. Podem ainda pertencer ao Instituto membros em sentido lato que designa por Agregadas – Mensageiras da Família.

Implantação

Em Portugal, o ISCF está presente nas Dioceses do Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém e Viseu.

No estrangeiro

Está em Espanha, Itália, França, Brasil, Angola – Cabinda e Colômbia.

Guarda:

Rua Pedro Álvares Cabral, 55 – 6300-745