Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus


Fundação e missão

A Congregação de Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em Ciempozuelos-Madrid (Espanha) a 31 de Maio de 1881 por S. Bento Menni, sacerdote da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, juntamente com Maria Josefa Recio e Maria Angustias Giménez.

A Congregação surgiu para responder à situação de abandono e exclusão social das doentes mentais, naquela época. A sua missão encarna e expressa o carisma da Hospitalidade, tendo como principais critérios orientadores:

  • A pessoa que sofre é o centro da missão hospitaleira.
  • A atenção assistencial une ciência e humanização, numa visão integral da pessoa.
  • Opção preferencial pelos mais pobres e necessitados.
  • Respeito e defesa da vida e os princípios da ética e da moral.
  • Todas as pessoas implicadas na obra hospitaleira – doentes, familiares, profissionais, voluntários e religiosas constituem a comunidade hospitaleira.

Presença das Irmãs Hospitaleiras na Guarda


Em certo sentido, podemos dizer que a Congregação está na Guarda há muitos anos, pois muitas vocações hospitaleiras são oriundas desta região, todavia como Comunidade religiosa e Obra hospitaleira, está desde abril de 1994, com a abertura da Casa de Saúde Bento Menni.

Esta estrutura assistencial e a vinda das Irmãs teve o apoio da diocese e entidades civis da cidade. O terreno foi doado e, no início, o apoio local, nomeadamente das pessoas do Bairro da Luz, foi admirável. Continuamos a experienciar e acentuar essa ligação.

A Casa de Saúde foi-se desenvolvendo progressivamente e, hoje, tem uma lotação de 168 camas, distribuídas por sete unidades de internamento, nas áreas da psiquiatria, psicogeriatria e deficiência mental.

Tem vindo a inovar na adaptação de estruturas e criação de projetos. Atualmente atende também pessoas do sexo masculino do foro psiquiátrico.

A CSBM é uma estrutura certificada pelo SGQ Equass Assurance, que nos coloca num processo de melhoria continua.

  • Para além de internamento, dispõe de
  • Serviços em ambulatório:
  • Consulta externa de psicologia clínica, psiquiatria; avaliações de deficit cognitivo; sessões de reabilitação cognitiva e sensorial (snoezelen).

Para mais informação consultar Web: http://www.irmashospitaleiras.pt/csbm/