Domingo da Santíssima Trindade

Domingo da Santíssima Trindade

Hoje veneramos o Pai, o Filho e o Espírito Santo!

Veneramos o nosso Pai, Deus, que se apresenta também como Sabedoria. Sabedoria que contempla o mundo que criou: as montanhas, os vales, as planícies. A natureza inteira forma um hino de louvor ao seu Criador. Sabedoria que contempla todos os seres vivos e, em especial, o homem, esse ser que criou à Sua imagem.
Sabedoria que se tornou Palavra anunciadora e orientadora do próprio homem. Sem dúvida alguma, a Palavra de Deus é viva e eficaz! Renova o coração do homem, mas para que este a receba, necessita-se de desprender-se de tudo o que congela e endurece o coração. Só assim pode aderir e acolher a Palavra!
A Palavra de Deus é revolucionária porque faz com que o homem seja verdadeiramente homem. A Palavra de Deus inspira o homem a ter ideias, a criar projetos. A Palavra de Deus ilumina o caminho que conduz à felicidade! A Palavra de Deus dá resposta às dúvidas incessantes da vida. A Palavra de Deus ensina o homem a acolher, a prestar serviço aos outros, a ser solidário. A Palavra de Deus apresenta os valores verdadeiros que fazem com que o ser humano se realize pessoalmente, não aqueles valores banais que conduzem ao descrédito, ao sucesso momentâneo, ao poder ganancioso que subjuga o homem e o torna num escravo em vez de ser livre! A Palavra de Deus é libertadora e como libertadora que é, provoca o homem. Torna-se incomodativa para todos os que se dizem justos e não praticam a justiça; para todos os que se julgam capazes, independentes e que pensam só no seu próprio proveito e não reparam que os outros são seres que possuem os mesmos direitos, a mesma liberdade e que também criam opiniões e ideias.
A Palavra de Deus revela-nos o amor de Deus que se apresenta como Pai.
Veneramos Jesus Cristo, o Filho de Deus que revelou à humanidade esta Palavra do Pai, a Palavra de Deus. Jesus Cristo que pregou palavras tão simples e tão concretas que servem simplesmente para orientar a vida do homem e para que o homem possa conhecer Deus. Palavras de Vida, de Amor e que ensinam o homem a viver com amor, se é que ele quer mesmo viver. A vida é tão simples e nós, às vezes, complicamo-la tanto. Há quanto tempo não paramos para contemplar a natureza? Deus fala-nos através dela! Há quanto tempo não contemplamos o íntimo de cada ser humano? Deus fala-nos através de pessoas e Jesus transmite-nos que é no amar o próximo como a nós mesmos, que somos fiéis ao amor de Deus!
Veneramos o Espírito Santo! A força que Jesus enviou aos apóstolos! É Ele que dá vida, fomenta o nosso íntimo, nos renova! É Ele que opera em nós a Palavra de Deus, nos abre os ouvidos para escutarmos esta Palavra… É Ele que nos inspira e desperta a vocação humana de sermos testemunhas do Divino.
Deixai-vos seduzir pelo Eterno! Que receais? Que esperais? Contemplemos a Santíssima Trindade e deixemo-nos atrair por Ela, recebei o Seu Amor e espalhai este mesmo Amor a todos os que vos rodeiam.