Atividades Paroquiais - Avisos


AVISOS PAROQUIAIS
(Sé e São Vicente)
- 06-03-2022 -


  1. De 07-15 de março, às 19-15 horas, largo da capela do Bonfim, junto à imagem de Nossa Senhora, oração pela paz
  2. Entre os dias 13 a 20 de março, ocorre a semana da Caritas. O ofertório do III Domingo da Quaresma é para a CARITAS.
  3. Dia 13 de Março, sé catedral, 15.00 horas, Assembleia Paroquial, para quem queira participar, sobre a sinodalidade na Igreja.
  4. Todas as sextas feiras da quaresma a partir das 10.00 horas até às 19.00 horas haverá confissões na Igreja da Misericórdia.
  5. Dia 18 de março e 01 de abril, na sé catedral, 21.00 horas, haverá celebração penitencial com absolvição coletiva.
  6. Dia 19 de Março, 14.30 h – 17.00 horas, Auditório Antigos Paços- Guarda, conferência sobre Direito Matrimonial: Família e o casamento à luz do Direito Civil e Nulidade do casamento canónico. Recasados e integração na Igreja.























CATEQUESE PAROQUIAL



FESTA DA PRIMEIRA COMUNHÃO
(Relativa ao ano 2020)

Queridos Pais: Os nossos melhores cumprimentos e votos de que a quadra natalícia e de Ano Novo tenha decorrido pelo melhor.
Voltamos ao vosso contacto para vos dar notícias sobre a festa da Primeira Comunhão dos vossos filhos.
Na última informação enviada, ficaram salvaguardas outras datas para a festa da Primeira Comunhão. Tudo ficou condicionado conforme fosse o evoluir da “Pandemia”.
Como é do conhecimento de todos a “Pandemia” continua presente no nosso dia-a-dia e, neste momento vivemos um aumento significativo de número de surtos ativos em todo o nosso país.
Sabemos que o “Estado de Emergência” decretado pelo Presidente da República Portuguesa, está neste momento em vigor e certamente irá repetir-se durante o mês de Janeiro o que nos impede realizar o que queríamos fazer.
Após longa ponderação, entendemos que o atual momento não nos permite salvaguardar a necessária segurança individual e coletiva, para levarmos a cabo a realização da festa da 1ª Comunhão nos diversos momentos que a mesma envolve.
Avaliando o impacto que as regras e limitações atuais nos impõem a todos os níveis, os riscos a que se expõem os vossos filhos, as vossas famílias, catequistas e restantes elementos da comunidade; o facto de uma festa coincidir com a realização de eleições presidenciais, sem esquecer a vaga de frio que se faz sentir de modo anómalo, sentimo-nos constrangidos a adiarmos uma vez mais a Celebração e a Festa.

Como não desistimos apontamos como datas para as festas:

- Dia 6 de Junho, 2021, (1º Grupo - Bonfim, Bairro da Luz, Santa Zita e Póvoa do Mileu);
- Dia 10 de Junho, 2021, (2º grupo - restantes Centros de Catequese);

As horas das celebrações serão divulgadas oportunamente e com o evoluir de toda a situação relativa à pandemia.

Se porventura, houver alguma família que queira celebrar num outro momento a Festa da Primeira Comunhão do seu filho(a) devem contactar os párocos.

A Vida e a saúde acima de tudo!
Posteriormente e se necessário for, daremos informações.
Certos da vossa compreensão, pedindo a proteção de Deus e sem outo assunto subscrevemo-nos com amizade fraterna. Bem-hajais.

Atenciosamente
Guarda, 06/01/2021


P. Alfredo Pinheiro Neves
P. Carlos Alberto Correia Lages
Direção da Catequese













AVISOS PAROQUIAIS
(Sé e São Vicente)
- 2021-01.10 -




  1. Sábado dia 16, 11.00 Horas, o Senhor Bispo preside à celebração da Eucaristia na Sé Catedral. Décimo sexto aniversário da tomada de posse - diocese da Guarda.
  2. Durante toda esta semana, de 10-16 de Janeiro, decorrerá nas catequeses, no local onde é realizada e para o ano correspondente, a festa do Pai-nosso com entrega de diplomas. Foi elaborado um guião para a celebração da mesma. Permaneçamos em sintonia com as crianças e suas famílias que realizam este gesto.
  3. De 18-25 de Janeiro decorrerá o oitavário de orações pela unidade dos Cristãos.
  4. Foi adiada, por motivos óbvios, a festa da Primeira Comunhão e que se realizaria este mês. Aos pais foi indicada uma outra data.
PARÓQUIAS DE SÉ E DE SÃO VICENTE HORÁRIOS DE MISSAS (14.15 e 21.22 de Novembro) 1. Nestes dois fins de semana, 14,15 e 21,22 de Novembro, respeitando as orientações do Governo e da nossa diocese, salvaguardando as orientações da DGS, os horários das missas são os seguintes. Ficam suspensas as Eucaristias cujo horário era da parte da tarde. -No Sábado dias 14 e dia 21 de novembro, na Sé Catedral. * Eucaristia às 11.00 horas. * Não há Eucaristia vespertina na Sé catedral, às 19.00 horas. * Não há Eucaristia na capela do Bonfim, às 18.00 horas. - No Domingo, dias 15 e 22 de novembro. * Eucaristia às 09.30 horas e às 11.00 horas. (Sé Catedral). * Eucaristia nos Galegos 9.00 horas. * Eucaristia na Senhora dos Remédios 10.00 horas. * Eucaristia na Póvoa do Mileu às 11.30 horas. * Não há Eucaristia no Monte Barro. * Não há Eucaristia na Sé, às 18.00 horas. 2. Conforme outras orientações atempadamente informaremos.





AVISOS PAROQUIAIS (Sé e São Vicente) - 2020-11.01 - 1. Este ano não se realizarão as Romagens aos diversos cemitérios. Devem cumprir-se as normas estipuladas pela DGS, para esses dias de Romagem. Estão previstas e agendadas as respetivas eucaristias nas comunidades que assistimos. 2. Dia 02, dia de Fiéis defuntos o Senhor bispo preside na misericórdia, à Eucaristia, sem Romagem ao cemitério. No sábado seguinte dia 7, também não há missa no cemitério. 3. Dia 7, na Sé Catedral. 17.00 Horas, missa das Equipas de Nossa Senhora. Preside o Senhor Bispo. 4. Tal como nos outros anos estão a decorrer os peditórios nacionais da Liga da luta contra o cancro. 5. Neste ano, devido à epidemia da “covid-19”, para obter as indulgências plenárias aplicáveis exclusivamente às almas do Purgatório, a Penitenciaria Apostólica, estabeleceu: 1. Indulgência plenária para quem visite um cemitério e reze pelos defuntos mesmo só mentalmente, durante o mês de novembro, descontínuos ou não, até oito. 2. A indulgência plenária do dia 2 de novembro, anexa à Comemoração de todos os fiéis defuntos,pode ser transferida para o dia da solenidade de Todos os Santos, ou para outro dia qualquer do mês de novembro para quem visitar piedosamente uma igreja ou um oratório e aí rezar o “Pai-nosso” e o “Credo”. 3. As pessoas mais idosas, os enfermos e todos os que por motivo grave não podem sair de casa, poderão obter a indulgência plenária desde que, unindo-se espiritualmente a todos os outros fiéis que fazem as visitas de piedade acima referidas, desapegados completamente do pecado e com a intenção de satisfazer logo que possível às três condições do costume (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre), diante de qualquer imagem de nosso Senhor Jesus Cristo ou da Bem-aventurada Virgem Maria, façam preces piedosas pelos defuntos. - Laudes e Vésperas do Ofício de Defuntos; - Rosário Mariano,Coroa da Divina Misericórdia; - Outras orações pelos defuntos; - Leitura meditada de alguma das passagens evangélicas da Liturgia defuntos, - Uma obra de misericórdia.



Em colaboração com a Junta de Freguesia da Guarda informamos o que deve ser tido em conta nos próximos dias 1 e 2 de Novembro" NOTA INFORMATIVA Considerando o habitual culto religioso por altura do Dia de Todos os Santos e Dia dos Finados com as visitas aos ente-queridos sepultados nos cemitérios e articulando com as exigências decorrentes da situação sanitária, a Junta de Freguesia deliberou manter abertos os 7 cemitérios sob a sua responsabilidade. Face as instruções emanadas pela Direção Geral da Saúde, considera-se necessário e útil proceder a algumas recomendações para o decurso da próxima semana e especialmente para os dias 01 e 02 de novembro. Assim, sugere-se que durante a próxima semana haja a limpeza e conservação das sepulturas com o recurso a material próprio evitando a sua partilha, cumprindo a etiqueta respiratória e o distanciamento recomendado. NOS DIAS 01 E 02 DE NOVEMBRO • Há a necessidade de cumprir um numero máximo de pessoas dentro dos cemitérios conforme indicação a ser prestada na entrada de cada um deles; • Uso obrigatório de mascara; • Está disponível gel desinfetante na entrada dos cemitérios; • A entrada dos Cemitérios deve ser respeitada a distância de 2 metros entre as pessoas a aguardar a entrada; • Em cada campa /jazigo apenas podem permanecer duas pessoas; • Sugere-se um tempo máximo de permanência junto a campa do ente-querido limitado a 20/30 minutos • Devem ser respeitados os circuitos de circulação no interior dos cemitérios. • 0s sete cemitérios sob a responsabilidade e gestão da Junta de Freguesia da Guarda são: Senhora dos Remédios / Póvoa do Mileu / Barreiras / Póvoa do Mileu junto a Capela / Quintazinha do Mouratão e Monte Barro / Guarda-gare / Sequeira e Carapito de São Salvador. Face ao exposto apelamos a melhor atenção e colaboração de todos os cidadãos para que se cumpra — em segurança — e em respeito por todos — estes dias de uma maior lembrança dos ente- queridos que partiram. Salvaguardamos que no decurso da próxima semana, pode haver uma determinação governamental que altere a decisão agora tomada pela Junta de Freguesia da Guarda. Guarda, 22 de novembro de 2020 A Junta de Freguesia da Guarda












AVISOS PAROQUIAIS

(Sé e São Vicente)

- 2020-10-17.18 -




  1. A adoração na sé catedral, às quintas-feiras tem início às 16.30 horas e a missa às 18.00 horas.

  2. Dia 21 de outubro, a eucaristia é presidida pelo senhor bispo sé catedral às 18.00 horas.

  3. Dia 22 de outubro ocorre aniversário da dedicação da Sé Catedral da Guarda. Eucaristia presidida pelo senhor bispo às 18.00 horas.

  4. Este ano não se realizarão as romagens aos diversos cemitérios. Estão apenas previstas as respetivas eucaristias nas comunidades que assistimos.




AVISOS PAROQUIAIS (Sé e São Vicente) - 2020-10-10.11 1. A catequese abrirá lentamente a partir do dia 12 de Outubro, segunda-feira, e reger-se-á atendendo à evolução da pandemia. 2. Na próxima semana, de 2ª a 4ª das 15.00 horas às 18.00 horas ainda se podem aceitar matrículas para a catequese. 3. A partir da próxima quinta-feira, dia 15, a adoração na sé catedral, inicia- se às 16.30 horas e a missa passa para as 18.00 horas. 4. Dia 12 de Outubro, (ACEPS) Associação católica de enfermeiros e profissionais de saúde, juntamente com os bombeiros realizam um percurso com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com início às 21.00 horas, saída da capela do Hospital, percorrendo vários bairros da nossa cidade e regresso à capela do Hospital.