Ação Católica Independente

A Ação Católica surge por decisão do Papa Pio XI, em resposta às primeiras intuições sobre a necessidade da organização de um apostolado laical. Esse apostolado foi depois estruturado em diversos Movimentos Apostólicos de Meios ( do semelhante para o seu semelhante).
A A.C.I. é pois o chamamento dos leigos do Meio Independente à cooperação concertada com a Hierarquia da Igreja. Implica empenhamento na vida quotidiana, com base na doutrina do Evangelho e na Mensagem de Cristo.
O seu método de trabalho é:

• Ver (Que o nosso olhar seja o Teu olhar)
  • Julgar (Que o nosso discernir seja fruto da Tua Palavra)
  • Agir (Que o nosso agir seja seguir-Te)

As reuniões desenrolam-se normalmente em três tempos:

1. oração e meditação do Evangelho,
  2. aprofundamento do Plano de Trabalho cujo tema é anual ou, pontualmente, trabalho a partir dum acontecimento da vida.
  3. Revisão de Vida - espaço para abrirmos à luz da Palavra de Deus o concreto da nossa vida e para, com a ajuda da equipa, progredirmos no caminho da perfeição cristã.

Contatos

Assistente Diocesano – Cónego Eugénio da Cunha Sério – 271213610 (Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos)