LIAM (Liga Intensificadora de Acção Missionária)

Um movimento de leigos ao serviço da Missão

Falar da LIAM é sinónimo de um dos movimentos laicais mais antigos em Portugal. Fundado, em Fátima, no ano de 1937, este ano celebramos 79 anos de existência.
É um movimento de leigos que procura dar visibilidade e vivência à dimensão missionária da nossa Igreja em Portugal e ao mesmo tempo apoiar a Missão que se faz além-fronteiras.
A Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os Estatutos em 2003. Hoje são mais de 320 grupos paroquiais que se reúnem para rezar, refletir, organizar campanhas, concretizar iniciativas solidárias.
Ao longo destes 79 anos de existência muita coisa se foi fazendo nas comunidades locais em prol da Missão. Estes grupos missionários procuram dar corpo ao pedido lançado em 2010 pelos Bispos portugueses para que fizéssemos da nossa Igreja uma Igreja mais missionária. Para isso, a LIAM procura alargar a sua área de ação às paróquias contagiando, assim, o povo de Deus para esta chama missionária que deve brilhar nos corações dos crentes e batizados.
A História do Movimento Liamista continua a ser escrita. Nela entram centenas de grupos e milhares de pessoas, experiências de Fé, gestos de generosidade e de silêncio que escapam às fontes de informação de qualquer historiador.
Todos os anos, são editados o Calendário e o Almanaque. Todos os meses são impressos o jornal ‘Ação Missionária’.

Maria Helena Gonçalves – Tel. 271 227 203