Domingo de Pentecostes

“Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a terra!”

A promessa de Jesus Cristo cumpre-se no dia de Pentecostes: com a descida do Espírito Santo, o medo é ultrapassado e os discípulos saem para as ruas cheios de alegria e esperança.
O Espírito Santo transforma completamente a vida dos Apóstolos. É o Espírito Santo que une os apóstolos, lhes oferece uma nova identidade, lhes ilumina o coração, lhes dá força para superar as dificuldades e que os consagra para a missão: proclamar por toda a parte as maravilhas de Deus.
O Espírito Santo infunde-lhes a coragem e impele-os a proclamar ao povo o Evangelho de Jesus. É o Espírito que congrega todos os povos, pois é Espírito de comunhão porque a Sua essência é Verdade, Amor e Vida!
Pela ação do Espírito Santo a Palavra é entendida nas várias línguas daqueles que a escutaram logo em primeira mão; é entendida e acolhida por pessoas das mais proveniências e assim a linguagem da Fé foi, é e será conhecida e aceite através dos tempos. Porque o Espírito Santo sopra quando e onde Ele quer e as gerações vindouras serão despertas para Cristo Redentor, para Deus Pai Criador, pelos dons que o Espírito Santo continuará a derramar nos corações.
Neste dia, de forma intensa e de coração e mente abertas, acolhamos os dons do Espírito, invoquemo-Lo com espontaneidade, simplicidade e desprendimento. Deixemos que Ele entre em nós de mansinho, como uma brisa suave que vem ao encontro da nossa face. Invoquemo-Lo para que Ele gere em nós o que mais necessitamos e ao mesmo tempo aquilo que ignoramos ainda e que com a força e a luz do Espírito nos poderá clarificar.
Abrindo-nos desta forma à ação do Espírito Santo, damos-lhe a possibilidade para que nos renove e ao mesmo tempo transforme a face da terra, a vida da humanidade!