PARÓQUIAS DA GUARDA - SÉ E SÃO VICENTE

Mensagem do Papa Francisco
para a Quaresma de 2018
(alguns extratos)

«Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos» (Mt. 24,12).

Amados irmãos e irmãs!

Mais uma vez vamos encontrar-nos com a Páscoa do Senhor! Todos os anos, com a finalidade de nos prepararmos para ela, Deus na sua providência, oferece-nos a Quaresma, «sinal sacramental da nossa conversão», que anuncia e torna possível voltar ao Senhor de todo o coração e com toda a nossa vida.
Com a presente mensagem desejo, neste ano também, ajudar toda a Igreja a viver, neste tempo de graça, com alegria e verdade.

- “ Alguns falsos profetas enganarão a muitos a ponto de ameaçar apagar-se, nos corações, o amor que é o centro do evangelho”.
- “ O que apaga o amor é antes de mais nada a ganância do dinheiro (…) a recusa de Deus (…) o encontrar consolação n’Ele.
- “ A própria Criação é testemunha silenciosa deste resfriamento do amor.
- “ (…) O amor resfria-se também nas nossas comunidades.
- “ Que fazer? (…) a par do remédio, por vezes amargo da verdade, a igreja, nossa mãe e mestra, nos oferece, neste tempo de quaresma o remédio doce da oração, da esmola e do jejum.
- “ Convido sobretudo os membros da Igreja, a empreenderem com ardor o caminho da quaresma apoiados no jejum e na esmola e na oração”.

1 – Sacramento da Reconciliação (confissões)

Igreja da Misericórdia - Sextas-feiras da Quaresma.
SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO (CONFISSÕES)
IGREJA DA MISERICÓRDIA
Todas as Sextas Feiras da QUARESMA
10.00h às 11.0h Pe. Francisco Barbeira
Pe. Luciano Costa
11.00h às 12.30h Pe. Carlos Lages
Pe. António Carlos Martins
14.00h às 15.30h Pe. Alfredo Neves
15.30h às 16.30h Pe. Serafim Reis
16.30h às 17.30h Pe. Manuel Matos
17.30h às 18.30h Pe. António Pinheiro (Toni)

Igreja de S. Vicente
  • Depois da missa da manhã (S. Vicente - 08.40h – 2ªf, 4ªf e 6ªf)
  • 17.30h – S. Vicente (2ªf, 3ªf e 4ªf) (A partir de abril na Sé Catedral)

Sé-Catedral
* Sextas-Feiras das 17H30 às 18H00
Misericódia – dia 9 e 10 de Março Tempo específico de espiritualidade
2. Via Sacra

*Via Sacra da Catequese - 16 Março – 21H00 saída de S. Vicente.
*Via Sacra Arciprestal - 27 Março – 21H00 Sé Catedral.

3. Retiro Paroquial

Casa Paroquial – Dias 02 e 03 Março 10H00 às 17H00.
Tema: Discípulos Missionários. Orienta o Sr. Padre Carlos Jacob (Reitor do Seminário de S. João Batista – Gouveia).

4. Grupos de Jesus (Lectio Divina)

Bento Menni – Todas as 4ª feiras – 21.00H (início no dia 21 de Fevereiro).
Centro S. José – Sextas-Feiras 21H00 (de quinze em quinze dias - Início a 23 de fevereiro).
Centro de Catequese do Mileu- Seg.- Feiras (de quinze em quinze dias).

5. Academia da Fé (Formação cristã)

Às segundas feiras de 15/15 dias (Centro de S. José) – 21.00H.
Vamos iniciar uma formação cristã prolongada que terá 3 cadeiras: Direito Canónico, Doutrina Social da Igreja e Sagrada Escritura.
A primeira formação será no dia 26 de fevereiro.

6. Pastoral Familiar

CPM – Noivos – Encontro de Noivos em duas datas:
24 e 25 de Fevereiro ou 26 e 27 de Maio.
“Noite com Maria” - Vigília no Seminário com início às 21.00 H no dia 30 de Abril. (Para casais; predominantemente casais jovens)

7. Pastoral com os Jovens

* Jornada Arciprestal a 24 de Março – “O Sínodo e os Jovens” – orientada pelo Pe. Bruno Nobre (Jesuíta), no Seminário com início às 10.00 H. Encerramento com Vigília de “Oração de Taizé” às 21.00H.
* Participação dos jovens no dia 12 de Maio na Eucaristia e procissão de velas

8. Jornada Arciprestal Mariana (Os jovens com Maria) Envolvendo todas as paróquias do arciprestado.
Dia 12 Maio – Sé Catedral 20.30 H. Eucaristia seguida de Procissão de velas com as imagens de Nª. Senhora de todas as paróquias do Arciprestado.

10 - CATEQUESE: Organizada do 1º ao 10º ano de catequese; Catequese de Adultos; Retiros e dias de formação; Participação nas atividades diocesanas.

11 - CNE (ESCUTEIROS) - Sede: Rua da Paz.
Atividades aos sábados das 14.30h às 17.00h
Animação da Eucaristia das 11.00h - Sé - 1º domingo do mês.

12 - CENTRO SOCIAL PAROQUIAL: SAD (Serviço de apoio domiciliário); Centro de Convívio – Paço do Biu.

13- Site: paroquiassesvicente.org

CONTRIBUTO PAROQUIAL (Côngrua)

A Palavra de Deus “O Senhor ordenou aos que anunciam o Evangelho que vivam do Evangelho.”

CIC 222, § 1 “ Os fiéis têm o dever de ajudar a Igreja nas suas necessidades, de modo de que disponham do necessário para o culto divino, das obras do apostolado e da caridade e do conveniente sustento dos ministro”.

Orientação dos nossos bispos: cada família contribua, em cada ano, com o equivalente ao rendimento de um dia.

Agradecemos a todas as pessoas que generosamente partilham o pão connosco. (Os Párocos).

Obras:
  1. Terminámos as Obras da Capela Mortuária e centro de catequese da Póvoa cujo valor foi de 129.598,00€.

1. O Projeto da Capela em Alfarazes e respetivo Centro de Catequese encontra-se na Câmara Municipal da Guarda para Licenciamento.