Primeira Comunhão

PARÓQUIAS DE SÉ E DE SÃO VICENTE - CATEQUESE

FESTA DA PRIMEIRA COMUNHÃO

Queridos Pais:

Os nossos melhores cumprimentos.

Voltamos ao vosso contacto para vos dar notícias sobre a festa da Primeira Comunhão.

Na última informação enviada, ficaram salvaguardas outras datas da festa da Primeira Comunhão conforme fosse o evoluir da “Pandemia” em que nos encontramos.

Sabemos, que a “referida situação” continua presente no nosso dia-a-dia e, apesar do ‘desconfinamento’ gradual que estamos a viver, o mesmo ainda não nos permite salvaguardar a necessária segurança individual e coletiva, nem levar a cabo a adequada preparação final para a 1ª Comunhão, nomeadamente a primeira confissão.

A Igreja prepara-se para voltar ao seu «normal» funcionamento. Só a partir do dia 30 se começam a dar os primeiros passos. As regras e restrições são mais que muitas. (uso de máscaras, distanciamento social, reduzido número de pessoas, desinfeção antes e depois da celebração etc.)

Ao avaliarmos o impacto que estas regras irão ter na celebração da Eucaristia e no carácter da Festa da Primeira Comunhão, os riscos a que se expõem os vossos filhos, as vossas famílias, catequistas e restante elementos da comunidade, depois de refletirmos e seguindo as Orientações Superiores, achamos por bem adiarmos, mais uma vez, esta celebração. Por isso a mesma só irá ter lugar no próximo ano pastoral.

Assim sendo, a Catequese Paroquial de Sé e São Vicente da Guarda altera as datas da Primeira Comunhão para o próximo ano pastoral, no dia em que os vossos filhos, irão fazer também a Festa da Palavra (4º ano de Catequese). Deste modo, receberão e participarão na mesa da Palavra (recebendo a Bíblia), e participarão na mesa do Pão Eucarístico (Primeira Comunhão).

Prevemos que as datas sejam as seguintes:

- Dia 24 de Janeiro, 2021, (1º Grupo - Bonfim, Bairro da Luz, Lameirinhas, Santa Zita e Póvoa do Mileu);

- Dia 31 de Janeiro, 2021, (2º grupo - restantes Centros de Catequese);

- Dia 07 de Fevereiro, 2021 (se for necessário dividir o 2º grupo);

Voltamos a insistir que a evolução da atual “situação” será sempre tida na devida conta. A Vida e a saúde acima de tudo!

Posteriormente, se necessário for, daremos informações. Estai atentos, por favor.

No calendário da catequese do próximo ano, será marcada também uma outra data de Primeira comunhão para os que agora se encontram no segundo ano.

Cientes da vossa compreensão, sem outo assunto e pedindo a proteção de Deus para todos vós e as vossas famílias. Subscrevemo-nos com amizade fraterna.

Bem-hajais.

Atenciosamente